29 de setembro de 2013

Curiosidades e cabeça-dura!

Além de postar uma nova das quase diárias curiosidades, irei fazer um breve comentário sobre outro assunto que está alfinetando-me a algum tempo!
As pessoas mudam, e mudam bruscamente; O que torna você hoje uma pessoa de determinado tipo pode lhe tornar de outro amanhã; A verdade absoluta de hoje, seu "deus" atual, pode nao ser o mesmo de amanhã, e provavelmente nao será!
Digo isso baseando-me nao só nas verdades obvias observadas quanto à natureza, mas também em mim. Quando eu era mais nova, diziam que eu era muito "cabeça-dura", pois tudo o que me apresentavam de conhecimentos diversos eu discordava e brigava veementemente para impor minha opinião contraria! Lembro-me inclusive que meu pai tentava me convencer de que as pessoas viviam em cima da terra (pisando na superfície  enquanto eu lutava para convence-lo de que vivíamos dentro da terra... Com o tempo eu vi que estava errada!
Hoje mesmo, sou uma pessoa com a mente muito mais aberta, que tenta fazer com que os poucos ao meu redor tenham a mesma capacidade de elasticidade da mente.
Onde quero chegar com isso? Quero somente dizer que as pessoas devem entender que os padrões (o que faz uma pessoa escolher seu lado e lutar com cabeça-dura contra o outro) não existem e não podem ser levados como uma filosofia de vida pois estamos sempre mudando! Nada que passe por nossa mente durará pra sempre da mesma forma intacta, pois as pessoas amadurecem e tudo aquilo que parecia importante torna-se uma bobagem!
Praticamente todos os problemas humanos se resumem ao desentendimento de padrões opostos de pessoas imaturas em certas atitudes, pois é muito difícil não lutar pelos próprios ideais e muito mais difícil é não lutar para ter ideais!
Falo muito sobre esse assunto pois tudo acaba levando a ele consequentemente... Espero que nao esteja tornando-se enfadonho!
Mas enfim...
Vamos à curiosidade de hoje!

É difícil convencer aqueles que tem medo de avião de que essa é a verdade! Muito cuidado com a sua saliva (recadinho)!


26 de setembro de 2013

Curiosidades e pequeno desabafo!

Mais curiosidades! Vou tentar postar com maior frequência aqui no meu blog (esse era o objetivo das postagens sobre anônimos assuntos interessantes) que não consegui atingir até então, pois passei esses dias muito atarefada por causa do dinamismo intenso dos professores no meu colégio! 
Tenho muitas apresentações para fazer em um período de dias muito próximo e curto, o que me força a resumir falas, tentar pegar papeis insignificantes para me equilibrar e ainda privar-me de pequenos prazeres diários essenciais para um espírito tranquilo! 
Sinceramente, não gosto muito das apresentações e peças que os professores nos mandam fazer valendo notas importantes! Aulas "chatas" (adjetivo que os professores dão as aulas normais no quadro com exercícios e provas escritas para nos convencer de que o dinamismo deles é muito aceitável) fazem os alunos aprenderem muito bem o conteúdo! Eu sei que as apresentações ensinam as pessoas a se tornarem mais desenroladas e conseguirem desenvolver bem o assunto com palavras próprias (eu sou um exemplo: comparando bem o meu nervosismo atual com o que eu tinha quando era mais nova mostra claramente que eu ando atualmente muito mais tranquila quando vou me expressar) sendo então muito importantes para a vida dos alunos! Isso me faz concordar que tenha uma por semana, sobre matérias diferentes, mas quatro ou cinco em um mesmo período são estressantes demais e nos fazem ter um desempenho muito menor que aquele que poderíamos ter!
Esse não é somente um desabafo de uma garota tímida, mas também de uma pessoa que anda muito atarefada e estressada por assumir grandes responsabilidades em meio a grupos irresponsáveis de determinados exercícios dinâmicos (enquanto em outros é uma pessoa sem opinião para tentar manter um equilíbrio)!
Essa ideia de fazer alunos se juntarem para fazer apresentações dinâmicas também não me parece muito agradável! Sei que foram criadas para ensinarem aos alunos a aprenderem a conviver com os outros, mas todos os humanos sabem que tolerar pessoas diferentes é muito desconfortável, pois nem sempre os interesses são comuns e acabam se conflitando (não digo isso apenas comparando dois alunos aplicados com ideias diferentes, mas também os irresponsáveis que não levam os trabalhos para frente, só os regridem).
E o pior de tudo isso é que os professores sabem as datas das terríveis apresentações e fazem questão de formarem eles próprios os grupos em mesmas semanas para que alguns anônimos não sejam excluídos. Não desejo que as pessoas fiquem sozinhas e sem grupos quando for necessário ( passei por isso), mas acredito que os professores deveriam sempre dar o poder de escolha aos alunos! 
Sei que o essencial é desconfortável, (a batalha vence a guerra, mas nem todos saem vivos) por isso mesmo acredito que fazer bruscas mudanças no método de ensino dos professores não vem ao caso, mas acomodar e organizar a ponto de espalhar muito bem pelo ano todas as apresentações me parece uma bela solução de, pelo menos, meus problemas!
Acredito que para matérias em que muita discussão seja necessária, grupos temporários possam ser formados para trabalhos rápidos de cerca de uma ou duas semanas de preparação ou duração, porém, grupos até o final do ano nestes mesmos assuntos não me parece uma boa ideia.
Mas enfim, não é meu desejo criticar o método de ensino dos professores, somente desabafar e expressar minha opinião quanto às coisas cometidas que de certa forma me causam desconforto.
Vamos à curiosidade:
Nunca mais vou para a loteria depois de uma praga dessas! (pior que é verdade mesmo!) você pode morrer de várias formas... o que torna mais provável que ganhar, já que só existe uma sequencia para isso!

23 de setembro de 2013

Curiosidades!

Hoje vou postar aqui uma curiosidade interessante! (Pretendo fazer isso todos os dias para não perder o contato com vocês!) Eu encontrei imagens no facebook e vou posta-las aqui para vocês descobrirem essas coisas interessantes a cada dia!

Não tenho muitas informações a fundo mas acredito (só acho) que isso deve ter ocorrido antes da fase embrionária de cada cidadão.

21 de setembro de 2013

Meias frases, exóticos contextos falsos!

Vou mostrar aqui algumas frases do meu livro que merecem comentários! Não vou explicar as circunstancias, para deixar as frases mais cômicas!
E quem não? Afinal, cadáveres são adoráveis!
Eu choraria depois dessa! (Não liguem para as palavras entre os diálogos!)

Quem nunca? Eu mesma adoro fazer isso U.u  (No meu carro, por que beijar janela de ônibus não dá neh?) (Sim eu pego ônibus!) (Ignorem as palavras pela metade sobre e abaixo da frase do meio!)

19 de setembro de 2013

Desenhistas em fuga!

Essa postagem aqui não é uma critica, mas sim um aviso, um apelo, ou inclusive uma observação.

Quando as pessoas descobrem que outra sabe desenhar um pouquinho melhor que elas, geralmente ficam em torno dela vendo-a terminar algum rascunho a espera do momento certo em que poderão começar a falar varias e varias frases repetitivas: Me desenha? Onde você aprendeu? Me ensina?
Quem sabe desenhar bem já deve conhecer esse lado da população que admira intensamente os artistas. O problema é que nem sempre quem desenha está disposto a desenhar a outra pessoa! Não é uma questão de maldade ou vingança, é simplesmente a falta de inspiração e desejo para fazer aquele desenho.
Muito mais frustante é quando a pessoa está disposta a desenhar os amigos e aqueles se recusam a aceitar que a sua imagem seja usada para uma arte e muito menos para ser publicada, mas a vida segue em frente e novas boas ideias terão seu momento de inspiração.
É muito ruim estar inspirado e não poder fazer o que esta lhe dando desejo, mesmo que a sua ideia não dependa da decisão de outra pessoa!
Fazer arte é uma coisa muito delicada, você precisa estar realmente com vontade de faze o desenho afinal mesmo que tenha uma ideia boa, não vai desenha-la se não tiver a "inspiração".
Então, não fiquem desanimados se algum desenhista que vocês conhecem não fizerem o desenho que a ele vocês pediram! Esperem e talvez ofereçam novamente a ideia e quem sabe ele vai ter desejo por desenha-lo?


Já fiz melhores!

Tenho aqui uns desenhos não tão bons para mostrar para vocês! Não é questão de modéstia, é por que eu realmente vejo muitos defeitos e não acho tao bom, pois eu poderia fazer melhor!
Eu não gostei muito desse desenho. Eu fiz no colégio, estava sem inspiração, por isso não consegui um resultado tao bom. Ele ficou meio embaçado e não da para ver direito as características da personagens pois eu usei uma nova técnica e achei bem interessante. O nariz, na minha opinião ficou muito bom, mas o resto não!

















Esse desenho ficou um pouco melhor que o de cima. Eu me baseei em uma foto encontrada na internet e fiz o desenho para treinar minhas característica quanto ao desenho mangá. O L, rapaz ao fundo, não teve um cabelo bem retratado, mas eu fiz o que pude para deixar o mais parecido possível com as imagens coletadas pela internet!

16 de setembro de 2013

Personalidades!

Vou falar aqui sobre um assunto que é muito difícil de comentar, pois, na maioria das vezes, as pessoas mantem-se fechadas para ouvi-lo e revidam brutalmente quando o que acreditam é desmentido. 
Não sei se deveria pensar assim, mas certas personalidades me parecem muito desagradáveis! Digo isso me baseando em minha própria mentalidade, alguns padrões que me envolvem em minha vida escolar e algumas experiências vividas. 

Cada pessoa tem a sua pessoalidade e muito se enaltece por tê-la, mas certas vezes parecem muito desagradáveis para outras pessoas ao redor por motivos distintos (na maioria das vezes, é um mero desejo de que o outro seja igual a si, mas ainda sim com a característica de dar-lhe muitas lutas agradáveis e obedecer-lhe quando realmente deseja). Dizem que as pessoas não podem mudar os próprios conceitos, mas eu creio que seja um mero boato, afinal todos podem ser e fazer o que lhes permitem o corpo e mente, sendo que neste segundo quesito os limites são bem vastos. Pessoas rejeitadas são uma forma muito fácil de notar os problemas da falta de compatibilidade de personalidades, pois aquelas que conseguem falar em um tom agradável dependendo das situações e não expressam o que lhes aparece no inconsciente não conseguem aceitar e tolerar aqueles que como elas não fazem, pela eterna sensação irracional que nos iguala em um único e grande grupo animal. Algumas das vezes, esses rejeitados são o tipo de pessoa é que sofre bulling. Mas isso não é somente uma implicância exagerada de pessoas imaturas ou uma exclusão, é também uma falta de segurança vinda da pessoa rejeitada para mudar de personalidade ou tolerar as implicâncias e revidar da mesma forma a ponto de inclusive tornar-se amigo daqueles que o provocam, pois, ninguém é mau ou cruel como nos filmes infantis, meramente fazem o que lhes parecem certo cientes de seus desejos irracionais, sendo estes aceitáveis ou não para as regras sociais.
Por outro lado, existem também as pessoas de personalidades efusivamente mutáveis e falsas. Elas não me parecem agradáveis também, pois, sempre estão trocando suas ideias e seus modos de ser para se adequar a um padrão qualquer. Não é crime pertencer a alguns estilos e regras adolescentes para sentir-se seguro, mas é algo imaturo. As pessoas não podem se denominar de certos grupos e dizer o que pensa ou o que é por que isso não é palpável! Essa necessidade de conseguir dizer suas características escondidas é meramente um desejo irracional e não passa disso, por isso, a meu ver, devemos sempre tentar ser o que somos e não explicar para os outros com roupas, palavras ou gestos.
Um mundo perfeito seria aquele que, tratando-se somente de personalidades, todas as pessoas tivessem mentes úteis e interessantes (inclusive eu) para se igualarem em personalidades e aceitarem-se por serem semelhantes! Mas isso é meramente um pensamento bonito e não funcional, por que, se tratar-se do segundo quesito, a natureza já criou um mundo perfeito em seus caminhos sinuosos percorridos por que outros eram impossíveis e acabavam não levando ao resultado que hoje chegou. A eterna disputa animal, a luta e a punição daqueles que não sabiam lutar escondida em meramente um perder de guerra. 
Espero que o que eu disse abra um pouco a mente daqueles que leram para ver novos horizontes e não modificar suas personalidades completamente por pensar nisso como a única verdade absoluta! 

Fiquem com a imagem dessa coroa e tenham um bom dia:

Rascunhos anônimos.

Essa é uma pequena postagem para me manter ativa no blog; não tenho muita coisa para falar ou mostrar!
O que tenho para mostrar foi um breve desenho que fiz no paint a noite quando não tinha muito para fazer!
Vejam aí:

Esse desenho ficou bem interessante. Na minha cabeça, a luminosidade ao lado esquerdo simboliza um por do sol e a personagem está em algum local possível de admirá-lo. Eu coloquei os olhos dela tão brilhantes como o do próprio "sol" para simbolizar a personagem principal do meu livro, que figura com seus olhos claros. (Com um clique a imagem pode ser ampliada!)












Fiquem com a imagem desse jarro de flores e tenham um bom dia:


12 de setembro de 2013

As Milisa's!

Tenho um triste fato para comunicar: O blog "As Milisa's" foi excluído! Quem o visitou hoje nos últimos minutos deve ter percebido isso! (agora são 17:50, por curiosidade)
Não é um fato muito importante, mas deve ser comunicado, afinal, não quero ver ninguém decepcionado quando por ele estiver procurando!
Quem o visitava constantemente deve ter percebido a ausência de novas postagens e o descaso que tínhamos para com o blog, resultantes na exclusão do mesmo!
Tínhamos o desejo de relatar nossos dia-a-dias naquele pequeno espacinho pertencente a nós no universo da internet, porém não conseguimos atingir em conjunto, não por problema pessoais, mas por mais coisas a fazer!
Quando eu criei meu blog, o "Coisas da Élis" me deslumbrei e não consegui mais ter olhos para qualquer outro blog que eu poderia fazer postagens, coisa que ajudou na decadência do "As Milisa's".
Ele não tinha muitas postagens abrangentes sobre diversos temas, mas era portador de muitos momentos bons e de aprendizado, por isso sinto a falta dele! O que mais me deixa triste foi o fato de eu mesma ter-lo excluído, por pressão não só minha, mas como também de minhas colegas compartilhadoras também do pequeno poder que aquele blog possuía.
Nossos pensamentos mudaram bastante desde que fizemos as primeiras postagens nele (vocês também podem notar essas mudanças comparando a minha primeira postagem neste blog com as mais atuais), fazendo-nos ter vergonha de lê-lo e mostra-lo para outras pessoas, quanto mais deixa-lo aberto em exposição pela internet!
Tenho certeza que muitas pessoas nem sabiam sobre a existência dele e agora inclusive ficaram curiosas para conhece-lo, mas não fiquem, por que nada naquele blog valia a pena para ser mostrado para o mundo. Para mim, ele só era importante por eu te-lo modificado a aparência inúmeras vezes, pois não me orgulho daquelas postagens excluídas!
Agora, nada mais resta do blog "As Milisa's" se não as doces lembranças de quando o editávamos, algumas postagens que nossas vidas marcaram e a lembrança de sua existência, que, apesar de rápida, imperceptível e insignificante, nos causou boas memórias!






Fiquem com a imagem dessa banana-split e tenham um bom dia:


11 de setembro de 2013

Lei de Murphy!

"Se algo pode dar errado, dará."

O que é lei de Murphy?


É quase uma lei da natureza, extremamente pessimista, que consiste em acreditar que quando alguma coisa não ocorre como o planejado, muitas outras irão ser desencadeadas da pior forma possível.
Para quem não sabe, o criador da lei de Murphy foi um capitão da força Aérea Americana (Edward Murphy) envolvido com os testes sobre os efeitos da desaceleração rápida em pilotos de aeronaves. Ele construiu um equipamento registrador dos batimentos cardíacos e respiração dos pilotos, instalado por técnicos.
Ocorreu um problema com o aparelho e Murphy foi chamado para concerta-lo, porém, descobriu que a instalação estava completamente errada. Com isso, formulou a lei de Murphy: “Se alguma coisa tem a mais remota chance de dar errado, certamente dará”.

Vou colocar aqui algumas dos tópicos da lei:


·  Se alguma coisa pode dar errado, dará. E mais, dará errado da pior maneira, no pior momento e de modo que cause o maior dano possível.


·  A informação mais necessária é sempre a menos disponível.


·  A fila do lado sempre anda mais rápido.

(É o mesmo que a grama do jardim do vizinho é sempre mais verde, porém, quando você presta atenção, todos os jardins tem a grama secas, ou verdinhas!)

·  Se você está se sentindo bem, não se preocupe. Isso passa.


·  Se a experiência funcionou na primeira tentativa, tem algo errado.

(Isso geralmente acontece comigo em questões de matemática!)

·  Você sempre acha algo no último lugar que procura.

(E geralmente encontra muito tempo depois de realmente precisar do item!)

·  Toda partícula que voa sempre encontra um olho.

(É como a seleção natural, muitas outras partículas procuraram um olho, mas não encontram e se depositam no chão, aquela que conseguiu, certamente causou um estrago!)

·  A probabilidade de o pão cair com o lado da manteiga virado para baixo é proporcional ao valor do carpete.

9 de setembro de 2013

Decoração de interiores - Xícaras!

Oie gente!
Eu amo xícaras! Acho que são muito fofas e dão um ar delicado a qualquer ambiente, principalmente aquelas redondinhas com desenhos florais! Encontrei algumas muito bonitas na internet que eu queria muito na minha mesa de jantar, mas como eu não as tenho, me contento em vê-las no PC.

Muitas, muitas xícaras! Coloridas, floridas, douradas, rosas, azuis, brancas e delicadas!



O efeito dessa imagem ficou muito bom em combinação com a imagem do conjunto da mesa! Estou pensando em fazer um desenho parecido com essa foto!

Simples :3


As flores sempre combinam muito com as xícaras! Bolinhos e docinhos também ficam adoráveis quando combinados!

Eu queria provar esse chá :3! (nunca tomei chá!)

Essa imagem ficou perfeita! De flores, nessa foto só existem as pétalas mas o lacinho ficou muito perfeito! A cor combinou bastante com a ideia, mas qualquer outra também teria deixado muito adorável!














Azul combina muito bem com dourado, apesar de prata ter mais a ver! (o chá é azul?)

8 de setembro de 2013

Decoração de interiores - Quartos!

Oie de novo gente!
Mais umas imagens sobre decoração de interiores! Estou apaixonada por isso estes dias! É uma pena que eu não sinta prazer em desenhar casas, aposentos e móveis, por que se eu gostasse, faria muitos desenho sobre isso atualmente!

Um quarto de cores neutras com um semblante moderno e clássico ao mesmo tempo! Na minha opinião  esse quarto seria perfeito para um casal com um belo cachê mensal!

Um quarto simples, um tanto vazio, mas de uma combinação muito boa entre o papel de parede e a cama clássica! Os temas não parecem combinar, mas a imagem que passam vagamente parece muito tolerável.

Essa estampa floral deixa o quarto rustico e meigo, bem delicado e adorável!



Uma decoração  simples utilizando espelhos com moldura clássica sempre deixa o quarto com aparência limpa e agradável!

Eu achei essa cama perfeita! Acho que camas com muita cochas e almofadas em tonalidade branca com um fundo marrom sempre combinam! Deixa um ar clássico e confortável! (fiquei com vontade de me deitar nessa cama :3)



Esse quarto tem um aspecto sujo pela cor das paredes e cama e parece inclusive meio desarrumado como alguém que esta de mudança. Apesar da aparência tao sombria, eu achei bem interessante e até dormiria nessa cama!


As cores desse aposento chegam até a lembrar um quarto de bebê, incluindo também as "cortinas" que ficam em volta da cama. 

















Decoração de interiores - Piano!

Oie Gente!
Esses dias eu ando pesquisando e vendo imagens de decoração, como vocês já sabem! Encontrei imagens de salas com pianos, que são realmente muito bonitas e bem arranjadas! Vejam só:

Essa imagem ficou adorável! A cor do piano combinou bastante com a do sofá e a soma de todos os tons e curvas do ambiente deixaram tudo incrível!

A iluminação deixou o piano quase invisível, mas ficou muito bonito. Os jarros espalhados e os livros sobre a mesinha de centro deixaram o ambiente mais bagunçado e confortável. A estante a baixo da TV, repleta de portas ficou muito criativa.

Esse quarto ficou simples e muito moderno. O fato de estar vazio com tons de madeira e com uma ampla visão de alguma cidade deixou tudo muito elegante.

Esse aposento ficou bem clássico!

Esse pucha um pouco para o dourado em seu clássico apesar de ainda ter algumas coisas de tom escura.


Esse ambiente acabou ficando com um tom mais rústico e antigo por causa dos tons marrons e dos abajures, sofá, vasos e cores.

Decoração de interiores!

Oi gente!
Eu não entendo muito de decoração de interiores, mas resolvi fazer uma postagem sobre esse assunto! Vagando pela internet, encontrei imagens lindas de decorações muito elegantes, estilosas, compactas ou espaçosas e um tanto vazias, de aspectos sombrio e sujo porem deslumbrante e outros muito calorosos e delicados! Eu fiquei encantada com algumas imagens e resolvi colocar algumas aqui para vocês verem.

Amei essa decoração! Esse papel de parede da um efeito de continuidade do cômodo e combina com os jarros de flores e plantas do aposento!



















As cores desse ambiente combinaram bastante e deram um ar muito elegante e simples. A escada de madeira com corrimão de vidro deixou tudo moderno e o sofá repleto de almofadas da um ar delicado ao aposento. A iluminação é bem interessante também!














O piso de madeira combinou bastante com o corrimão que ter um ar delicado que lembra galhos finos de folhas. Esse comodo ficou bem interessante com uma mistura do clássico (escada, piso e cadeiras ao fundo) e moderno (janela quadrada).
















De todas as imagens, esta foi a que eu mais gostei! A escada muito próxima do sofá e da mesinha deixa a sala compacta, excelente para cômodos pequenos. O sofá combina bem com o corrimão da escada e com o lustre. Tudo junto deixa a imagem muito agradável e aconchegante.

O mais interessante que eu achei foi a combinação das cores da parede com a televisão e a estante de livros. O sofá com a mesma cor da parede no fundo da TV deixou um ar elegante.

7 de setembro de 2013

Desenhos da meia noite!

Fiz, a noite, quando estava muito inspirada e não tinha vontade de sombrear ou fazer um rosto, um desenho simples. Era para ser somente um rascunho, mas achei a ideia tao interessante que resolvi transforma-lo em um desenho oficial! (quem quiser ver o desenho em tamanho maior pode clicar na imagem para ampliar).
Vejam:

Os rostos ficaram muito mal feitos, pois eu estava me concentrando mais nas linhas do corpo do que nos detalhes da face. Gostei muito das pernas dos personagens, principalmente os pés. A ideia era faze-los flutuando; acho que foi atingida. O desenho da bandeira ficou muito ruim, eu confesso, mas eu preferi me concentrar em outra parte da imagem; a ideia era fazer uma formiga segurando uma folha, mas acho que não consegui. No cantinho da bandeira, detalhistas tentarão perceber um número: 90! Fiz esse número pois este desenho pertence a história de meu livro e a bandeira com o numero 90 é um simbolo muito importante. O fato dos personagens estarem flutuando não é relatado na história, mas é como se eles estivessem no espaço, vendo a estrelas ou coisas do tipo; quando eu publicar meu livro, quem ler vai entender!

Estilo novo!

Passei muito tempo sem desenhar pois estava me dedicando ao meu livro e a outro que eu estava lendo, mas agora voltei a meu ritmo mais equilibrado! 
Fiz dois novos desenhos e percebi uma sutil mudança no meu estilo, mais notável na produção do que no resultado final. Além disso, notei que a qualidade da imagem escaneada ficou muito melhor que as anteriores, pois, dessa vez, escaneei os desenhos com a impressora nova! 
Pessoas mais detalhistas poderão perceber que a minha assinatura também mudou! Antes era somente a linha que formava meu nome, agora, optei por sombrear!
Vejam meus desenhos (obs.: talvez demore um pouco para a imagem carregar quando vocês clicarem nela para ampliar) :

Eu gostei bastante desse desenho. Achei que se os olhos fossem um pouco maiores o resultado teria ficado melhor, apesar de ter ciência de que existem muitas pessoas de olhos pequenos pelo mundo. O efeito da boca ficou bem interessante, mas eu achei que poderia ter ficado melhor. Não sei se as ondas do cabelo ficaram realistas mas gostei do sombrado, como sempre! Geralmente terminava um desenho desse estilo no período de três ou duas horas e meia, mas este foi finalizado com o tempo de somente uma hora, o que me fez ficar impressionada!





















Gostei bastante desse meu desenho. Achei que a máscara deixou um efeito interessante na imagem, pois, se eu tivesse feito um rosto sem esse detalhe seria muito comum e talvez aparecessem mais defeitos. A boca ficou um pouco diferente daquelas que costumo desenhar. Alguns pequenos detalhes nos dentes ficaram meio apagados no escaneamento, mas não creio que mude muito a aparência do desenho. Gostei bastante dos olhos, especialmente o esquerdo, pois sombreei de forma diferente a íris de forma a deixar mais elegante. Gostei da onda dos cabelos e do sombreado, apesar do broche chamar mais atenção.