Mais curiosidades! Vou tentar postar com
maior frequência aqui no meu blog (esse era o objetivo das postagens sobre
anônimos assuntos interessantes) que não consegui atingir até então, pois
passei esses dias muito atarefada por causa do dinamismo intenso dos
professores no meu colégio!
Tenho muitas apresentações para fazer em
um período de dias muito próximo e curto, o que me força a resumir falas,
tentar pegar papeis insignificantes para me equilibrar e ainda privar-me de
pequenos prazeres diários essenciais para um espírito tranquilo!
Sinceramente, não gosto muito das
apresentações e peças que os professores nos mandam fazer valendo notas
importantes! Aulas "chatas" (adjetivo que os professores dão as aulas
normais no quadro com exercícios e provas escritas para nos convencer de que o dinamismo
deles é muito aceitável) fazem os alunos aprenderem muito bem o conteúdo! Eu
sei que as apresentações ensinam as pessoas a se tornarem mais desenroladas e
conseguirem desenvolver bem o assunto com palavras próprias (eu sou um exemplo:
comparando bem o meu nervosismo atual com o que eu tinha quando era mais nova
mostra claramente que eu ando atualmente muito mais tranquila quando vou me
expressar) sendo então muito importantes para a vida dos alunos! Isso me faz
concordar que tenha uma por semana, sobre matérias diferentes, mas quatro ou
cinco em um mesmo período são estressantes demais e nos fazem ter um desempenho
muito menor que aquele que poderíamos ter!
Esse não é somente um desabafo de uma
garota tímida, mas também de uma pessoa que anda muito atarefada e estressada
por assumir grandes responsabilidades em meio a grupos irresponsáveis de
determinados exercícios dinâmicos (enquanto em outros é uma pessoa sem opinião
para tentar manter um equilíbrio)!
Essa ideia de fazer alunos se juntarem
para fazer apresentações dinâmicas também não me parece muito agradável! Sei
que foram criadas para ensinarem aos alunos a aprenderem a conviver com os
outros, mas todos os humanos sabem que tolerar pessoas diferentes é muito desconfortável,
pois nem sempre os interesses são comuns e acabam se conflitando (não digo isso
apenas comparando dois alunos aplicados com ideias diferentes, mas também os irresponsáveis
que não levam os trabalhos para frente, só os regridem).
E o pior de tudo isso é que os professores sabem as datas das terríveis apresentações e fazem questão de formarem eles próprios os grupos em mesmas semanas para que alguns anônimos não sejam excluídos. Não desejo que as pessoas fiquem sozinhas e sem grupos quando for necessário (já passei por isso), mas acredito que os professores deveriam sempre dar o poder de escolha aos alunos!
Sei que o essencial é desconfortável, (a
batalha vence a guerra, mas nem todos saem vivos) por isso mesmo acredito que
fazer bruscas mudanças no método de ensino dos professores não vem ao caso, mas
acomodar e organizar a ponto de espalhar muito bem pelo ano todas as apresentações
me parece uma bela solução de, pelo menos, meus problemas!
Acredito que para matérias em que muita discussão
seja necessária, grupos temporários possam ser formados para trabalhos rápidos
de cerca de uma ou duas semanas de preparação ou duração, porém, grupos até o
final do ano nestes mesmos assuntos não me parece uma boa ideia.
Mas enfim, não é meu desejo criticar o método
de ensino dos professores, somente desabafar e expressar minha opinião quanto
às coisas cometidas que de certa forma me causam desconforto.
Vamos à curiosidade:
Nenhum comentário:
Postar um comentário